Santa Casa promove uma tarde de alegria e diversão no Dia Internacional do idoso
Idosos de todo o Concelho da Ribeira Grande rumaram até à Santa Casa da Misericórdia da cidade para celebrarem o Dia do Idoso, que se comemorou no dia 1 de Outubro.
Quer Juntas de Freguesia, quer Casas de Povo ou Lares de idosos, associaram-se à data com os seus centros de dia e participaram no convívio alargado. Tratou-se de um dia repleto de grandes emoções para os idosos, que puderam conviver entusiasticamente com outros, numa tarde que foi agradavelmente vivida por todos.
Autoridades concelhias e regionais quiseram marcar presença, mormente Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Natércia Gaspar, em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social, bem como Marília Almeida, representando o Instituto da Segurança Social dos Açores.
Foi com o intuito de comemorar condignamente o dia, que a nossa instituição preparou minuciosamente uma série de atividades que levaram mais alegria a todos os utentes. A AJURPE de Rabo de Peixe, liderada por Rui Faria levou muita diversão ao Salão da Santa Casa da Misericórdia com os seus sketchs humorísticos e arrancou de todos os presentes sonoras gargalhadas. Por outro lado, a voz inconfundível de Carlos Galvão empolgou a assistência com calorosos aplausos e a simplicidade do jovem cantor André Soares, uma promessa no panorama artístico açoriano, mais uma vez cativou a audiência com um reportório que encantou os idosos presentes. Numa surpresa muito agradável participou também na festa uma voz da Lombinha da Maia, que constituiu uma verdadeira revelação. Trata-se de Débora Câmara que depois fez um dueto simpático com André Soares e que a todos fascinou.
Natércia Gaspar na saudação que deixou aos idosos, lembrou as políticas de diferenciação do Governo Regional que discriminam positivamente os idosos dos Açores, relativamente aos do Continente. Para tal, a Secretaria Regional da Solidariedade Social criou o Fundo Regional de Ação Social que se constitui como um mecanismo de apoio às famílias açorianas e de colaboração com as Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores, tendo em vista mitigar as desigualdades socioeconómicas potenciadas pela presente conjuntura de crise, referindo-se mormente, ao programa COMPAMID e o chamado “cheque pequenino”.
Por seu lado, Alexandre Gaudêncio aproveitou para divulgar em primeira mão o lançamento do Projeto Tele-emergência que contemplará os idosos do concelho e que permitirá despoletar, em articulação com as diversas entidades, os mecanismos de emergência médica e medicamentosa, para além da criação de uma Comissão de Proteção de Idosos, uma novidade em termos de apoio à população da terceira idade do Concelho da Ribeira Grande.
A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande pretendeu com a celebração do dia alertar para a situação do idoso na sociedade e promover a reflexão sobre o seu papel e os seus direitos na comunidade, que tem a obrigação de tratar a população da terceira idade com atenção e o merecido carinho.
Foi a 14 de dezembro de 1999 que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) designou que o 1 de outubro seria dedicado, em todo o mundo, às pessoas idosas. No ano seguinte, foram adotados os princípios da ONU para o idoso. Em 2002, pôs-se em marcha um plano de ação internacional, para responder às oportunidades e desafios do envelhecimento da população do século XXI e promover uma sociedade para todas as idades.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande alertou que a velhice muitas vezes não é uma fase da vida muito fácil, por isso os nossos idosos merecem todo o nosso respeito e atenção. Neste dia, disse Nelson Correia, devemos homenagear todos os idosos porque deram muito de si para construir este mundo em que vivemos hoje, com mais qualidade de vida do que quando eram mais novos. Eles merecem carinho e atenção, pois são verdadeiros sábios.
A sociedade deve ter consciência que envelhecer é uma dádiva e uma fase que deve ser encarada não como uma perda de saúde, mas como uma oportunidade para transmitir aos mais novos os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
Acrescentou que importa tomar consciência que a criatividade e a iniciativa da juventude valem tanto, quanto vale a experiência dos idosos. Por isso, há que valorizar o saber acumulado por aqueles que têm cabelos brancos, ou seja pelos mais idosos.
Como tal, os idosos merecem respeito e carinho, não só no dia 1º de outubro, mas em todos os dias do ano. E não se esqueçam, como dizia um sábio chinês, que a idade não nos protege contra o amor, mas o amor, até certo ponto, protege-nos contra a idade.
A celebração deste dia foi uma autêntica festeja de homenagem aos idosos, em que o convívio a nível concelhio inclui agradáveis momentos de entretenimento, e foi uma forma da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande procurar com as atividades que tem promovido mensalmente manter o idoso ativo e integrado na sociedade.
|
Relacionado |
|
|